Apresentação
O Serviço de Coordenação da Formação Diocesana tem por finalidade disponibilizar, promover, incentivar e coordenar as atividades formativas da nossa Diocese, provenientes das suas diversas estruturas. A sua missão estende-se também à formação contínua de sacerdotes, diáconos, religiosos e leigos, abrangendo, portanto, todo o Povo de Deus. Deste modo, procura-se garantir que todos os cristãos e homens de boa vontade possam ter acesso a uma formação nas mais variadas áreas da teologia, fomentando um conhecimento mais profundo e uma vivência mais plena da fé.
A formação contínua de todos os cristãos deve ser uma prioridade na nossa Diocese. Deste modo, a educação cristã «procura dar não só a maturidade da pessoa humana, mas tende principalmente a fazer com que os baptizados, enquanto são introduzidos gradualmente no conhecimento do mistério da salvação, se tornem cada vez mais conscientes do dom da fé que receberam; aprendam, principalmente na acção litúrgica, a adorar Deus Pai em espírito e verdade (cfr. Jo. 4,23), disponham-se a levar a própria vida segundo o homem novo em justiça e santidade de verdade (EL 4, 22-24); e assim se aproximem do homem perfeito, da idade plena de Cristo (cfr. Ef. 4,13) e colaborem no aumento do Corpo místico» (PAULO VI, Gravissimum educationis, 2). É imperioso que o cristão seja capaz de conhecer e apresentar a sua fé de uma forma assertiva, coerente e em permanente diálogo com gentes de outros credos ou sem fé, com a cultura e as outras áreas do conhecimento.
Deve ecoar na nossa mente a exortação de Pedro: «confessai Cristo como Senhor, sempre dispostos a dar a razão da vossa esperança a todo aquele que vo-la peça» (1Pe 3, 15). Só uma fé esclarecida e bem vivida é capaz de apresentar razões credíveis da sua esperança. Por isso, este Serviço procurará incentivar e ajudar os serviços diocesanos a realizar um programa formativo por todas as ilhas do nosso arquipélago, enquanto apresentará também propostas concretas de formação.
Organograma do Serviço
