A Comissão Diocesana de Música Sacra promove uma formação coral litúrgica dirigida aos coralistas da ilha de São Miguel. A iniciativa insere-se no programa formativo da Escola Diocesana de Música Sacra.
15 de Janeiro, Quinta-feira
20h00-22h00 | Igreja Paroquial de Rabo de Peixe
Ribeira Grande, Ilha de São Miguel
A formação será estruturada em dois momentos distintos. Num primeiro momento, será feita uma introdução geral ao canto litúrgico e à liturgia, com especial atenção aos tempos da Quaresma e da Páscoa. Num segundo momento, proceder-se-á à aprendizagem de cânticos selecionados pelo formador, adequados aos respetivos tempos litúrgicos.
Nos dias 16 e 17 de janeiro, o formador estará na Ilha Terceira para ministrar uma formação intensiva aos formadores da Comissão Diocesana de Música Sacra e diretores de coros paroquiais da Ilha Terceira.
FORMADOR
Padre Bruno Ferreira, natural de Galegos, concelho de Penafiel, nasceu a 1984. Desde cedo recebeu formação musical e participou na vida paroquial, como cantor, organista e diretor de coro. Terminados os estudos secundários, frequentou o Seminário do Bom Pastor (em Ermesinde) e mais tarde ingressou no Seminário Maior do Porto, onde aprofundou a sua formação. Frequentou o curso de Teologia na Faculdade de Teologia da UCP-Porto e aprofundou a sua formação musical no seminário. Teve canto, coro e direção com o Pe. Agostinho Pedroso, Pe. Dr. António Ferreira dos Santos, e aprofundou o seus estudos em harmonia, composição e órgão com o professor e maestro António Mário Costa. Participou ainda em formações pontuais sobre a música litúrgica com outros professores. Entre os anos de 2007-2010 frequentou e concluiu o Curso Nacional de Música Litúrgica, na vertente de Órgão Litúrgico.
Em Julho de 2010 foi ordenado sacerdote e assumiu trabalho pastoral nas Paróquias de Bougado (São Martinho e Santiago), no Concelho da Trofa, e em 2013 tornou-se o pároco de Bougado (Santiago). Foi diretor de coros paroquiais, do coro vicarial, e assessor vicarial para a Liturgia e Música Litúrgica, promovendo formações e concertos. Pontualmente colabora com o Secretariado Diocesano de Música Litúrgica do Porto, Serviço Nacional de Liturgia e Secretariado Diocesano da Juventude. Desde de 2017 é secretário da Irmandade dos Clérigos com o pelouro da cultura e concertos. Desde de 2019 colabora com a Associação de Música Sacra de Braga. Atualmente, por nomeação episcopal, frequenta o curso superior de Composição no Pontifício Instituto de Música Sacra, em Roma.


No responses yet